quarta-feira, 26 de outubro de 2011

REFLEXÕES PARA O NATAL



Anjos de Natal


David Brandt Berg

Para os cristãos, todo dia pode ser Natal! Entretanto, ainda que Jesus derrame Seu amor sobre nós todos os dias do ano, infelizmente não é o que vivenciam muitos que ainda não conhecem o verdadeiro sentido no Natal.

Tanta gente anda perdida, solitária, oprimida, fraca e cansada. Alguns sofrem fisicamente; outros, angústias mentais, mas há aqueles que se encontram fracos em corpo, mente e espírito.

Muitos são maltratados: os pobres, os perseguidos, os que passam fome, as vítimas da guerra, do crime e da exploração. São pessoas com as quais ninguém quer se envolver nem se importa, e que têm tão pouco materialmente que lhes faltam até as necessidades básicas.

Por outro lado, existem aqueles de boa condição material, que aparentam ter tudo “sob controle”, mas, perdidos e solitários, são prisioneiros de seus próprios desejos egoístas. Estão desgastados e sobrecarregados por problemas, estresse, temores e fobias.

Alguns, apesar de estamparem um sorriso, no seu íntimo vivem em dor, dominados pelo vazio e sofrimento. São pessoas amarguradas, com sentimento de culpa. Têm remorso do passado e medo do futuro. Como existe gente perdida e desesperançada no mundo hoje!

É como a canção dos Beatles: “Toda essa gente solitária, de onde vêm?” Bem, posso lhe dizer de onde elas vêm: são fruto do egoísmo do ser humano.

Todas as pessoas sozinhas, perdidas e infelizes são o resultado de um sistema no qual cada um dá prioridade às próprias necessidades e não às dos outros. É aí que nascem as vítimas da solidão: numa sociedade em que as pessoas são predadoras do seu próximo. Elas são os resultados de muitos estilos de vida errados, que, por sua vez, são produto das doutrinas do próprio Diabo que ensinam: “siga os seus interesses” e “cada um por si”. É daí que provêm todas as pessoas solitárias, de um mundo que se esqueceu do Criador. Elas são as vítimas e o lastimável subproduto de vidas que não se deixam reger pelo amor.
As trevas se adensam.O mundo está ficando cada vez mais frio e escuro, e muita gente sente isso. Talvez não entendam ou não queiram admitir, mas é um fato inegável. O Sol começa a se esconder no horizonte e a noite avança, enquanto o mundo tateia em busca de esperança e algum raio de luz.

Uma sequência de eventos tem deixado as nações se perguntando a razão disto e daquilo. “Por que tanta dor e dificuldade? Por que a matança dos inocentes? Por que tanta angústia e aflição?” São perguntas que brotam nos corações e nas mentes daqueles cujas vidas estão alicerçadas sobre a areia, ou que simplesmente não têm qualquer fundação e que não sabem as respostas. O mundo nunca sentiu tanta necessidade de verdadeiro amor e soluções como agora!

Faz lembrar o famoso cântico natalino Ó, Noite Santa: “Ó, noite santa, as estrelas brilham tanto! Esta é a noite em que nasceu o Salvador. O mundo espera em pecado e pranto…”

Fala-se tanto dos “avanços” e “progressos” da humanidade na medicina, da tecnologia moderna, de melhores governos e de novas invenções para tornar o mundo um lugar melhor onde se viver, mas, em vez de progredir, na realidade o homem regride cada vez mais. Olhe ao seu redor! As pessoas vivem em pecado, angústia, e definham por dentro. Jamais se conheceu tamanha confusão nem se ouviu tantas vozes proclamando ao mesmo tempo: “Este é o caminho” — tantas falsidades e ilusões. O mundo precisa ouvir a verdade!

Levantem-se, anjos!

Como é o resto da canção? “Em esperança, o mundo enfim exulta. Um novo dia de glória amanheceu!…” O mundo precisa desse raio de esperança! As pessoas precisam ouvir sobre a nova e gloriosa manhã que está bem ali, pertinho delas.

O refrão também é muito significativo: “Caiam aos Seus pés! Escutem a voz dos anjos!” O Senhor quer que as pessoas escutem os anjos, tal como os pastores ouviram quando lhes foi anunciado o nascimento de Cristo.

E trago novidades: você pode ser um desses anjos do Natal, enviado pelo próprio Jesus para anunciar as Boas Novas aos perdidos e solitários deste mundo, e lhes dar o raio de esperança pelo qual têm esperado.

Nesta era de ódio, corações embrutecidos, confusão, engano, intrigas, malícia, fachadas e fingimentos, é tremenda a necessidade do Seu amor. Neste momento, em que as trevas se adensam e sopram os ventos frios, você precisa erguer a tocha. Levante-a firme para que todos a vejam.

Amor em ação

O mundo não apenas precisa ouvir a verdade, mas também vê-la, e nunca a necessidade foi tão grande. Elas precisam, além de ouvir sobre o amor verdadeiro, observá-lo ser traduzido em ação!

Jesus disse: “Nisto todos conhecerão que sois Meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 13:35). Não basta falar de amor. Jesus disse que é necessário ter e viver o amor.

O que você pode dar para Jesus?

Neste Natal e durante todo o ano que vem, dê ao Senhor os presentes que mais Lhe agradam — presentes de amor! Dê o seu amor! Doe a si mesmo! Emane o amor e a doçura de Jesus através dos seus olhos, olhe para as pessoas com carinho, seja amável ao falar e aja com amor. Seja para os outros como Jesus: um exemplo vivo da mensagem, a prova viva de que o sermão funciona!

Que melhor maneira de viver o Natal todos os dias do ano do que dar de si constantemente às pessoas ao seu redor, vivendo verdadeiramente como Ele nos ensinou, demonstrando o Seu amor em todas as pequenas coisas durante o dia, sendo uma prova viva de que o amor de Jesus funciona!

De volta à canção natalina:

“Ele nos ensinou a amar uns aos outros. Sua lei é o amor, boas novas de paz!” Ele confiou a você, Seu filho, a Sua lei: o amor. Agora espera que a observe, que a materialize e viva em amor, para que todos vejam em você um dos Seus discípulos.

Ore e peça ao Senhor para ajudá-lo a viver o Natal cada dia do ano e a guardar o Seu grande mandamento de amar o seu próximo como a si mesmo. Essa é a verdadeira razão do Natal. É a razão para tudo. Para começar, foi por isto que Jesus veio no primeiro Natal: para podermos ter vida eterna, mas também para nos ensinar a amar, para que então compartilhássemos essa vida com os demais.

Doe-se! Dê aos outros o seu amor, as suas orações, o seu tempo, a sua atenção, o seu cuidado. Ame Deus, amando o seu próximo! Expanda o seu amor neste Natal! Seja um anjo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário