quarta-feira, 27 de julho de 2016

SALVE SUA TERRA!

Reduza. Reutilize. Recicle.
Encontrar alternativas para reduzir o consumo, reutilizar itens e reciclar é uma forma prática de cada um cuidar do ambiente. E, de quebra, essas medidas simples muitas vezes enxugam as despesas domésticas.


Reduza o volume de resíduos

A redução de resíduos começa na compra. Se costuma jogar fora alimentos estragados ou com prazo de validade vencido, está comprando demais. O mesmo se aplica às refeições preparadas em casa. Se for frequente o descarte de sobras, diminua a quantidade do que prepara.


Evite comprar artigos de uso esporádico. Quando possível, prefira alugar ou pedir emprestado a alguém.

Itens reutilizáveis como pilhas recarregáveis são, em geral, mais caros que os equivalentes descartáveis, mas reduzem o volume de resíduos e, com o tempo, acabam se tornando mais econômicos.



Reutilize itens do dia a dia

Com um pouco de imaginação, muitas coisas podem ganhar um propósito secundário. Os envelopes podem servir para guardar recibos ou de papel rascunho. Latas, vidros de conserva e caixas podem ser bons recipientes para guardar coisas. Roupas e panos velhos podem ser cortados e transformados em panos de limpeza. Sucatas das mais diversas origens podem ser matéria-prima para trabalhos manuais. Com o pão dormido é possível fazer deliciosas rabanadas ou pudim de pão. E as frutas machucadas dão excelentes sucos e geleias.



Recicle


Cresce o número de governos que estimulam ou exigem a reciclagem. Por boa razão: reciclar gera economia de recursos, energia e de espaço em aterros. Informe-se sobre os pontos de reciclagem no seu município e como você pode usá-los.

Dê preferência aos produtos cujas embalagens sejam feitas de materiais recicláveis. Evite artigos não recicláveis e que prejudicam o ambiente, como os produtos de limpeza domésticos que contêm substâncias perigosas.

Faça a compostagem dos resíduos orgânicos.

Participe de (ou comece) um projeto comunitário de reciclagem. Aprenda com os outros e divida com os demais o que sabe.

É possível que alguém precise de algo que para você perdeu a utilidade. Ofereça coisas que não quer mais para parentes, amigos ou para organizações sociais. É possível também vender itens via Internet ou em um mercado de usados.

Participe de uma rede de reciclagem como a Freecycle NetworkTM (www.freecycle.org), uma comunidade online sem fins econômicos que reúne mais de 8 milhões de membros em mais de 85 países. No Brasil, 28 cidades já aderiram ao movimento (http://www.freecycle.org/group/BR/Brazil). Seus membros oferecem doar ou trocar itens que lhes deixaram de ser úteis. Estima-se que a prática evite que, todo dia, mais de 500 toneladas de resíduos vão parar nos aterros.


Tagged sob
Meio ambiente


ABI MAY
Abi May (publica também com o nome Chris Hunt) é britânica, educadora
, escritora e compiladora de textos, com diversos livros publicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário