segunda-feira, 26 de dezembro de 2011




Paz e Tranqüilidade (Pensamentos Para 2012)

Os versículos foram tirados da Edição Contemporánea Almeida, Bíblia na Linguagem de Hoje e Bíblia Viva

Virginia Brandt Berg

“Vivo com tanta pressão que nem agüento, é demais para mim!” As pessoas falam sobre viverem estressadas, e o semblante delas reflete esse sentimento. Estamos vivendo na rapidez, movendo-nos a uma velocidade alucinante e numa inquietude impressionante.

Quando tentei ficar quietinha hoje em espírito reparei que fora influenciada por essa inquietude, pressão e estresse. Sei, porém, onde encontrar tranqüilidade. Segundo o dicionário, “tranqüilidade” significa “sentir-se calmo, sem agitação”. Outras palavras que definem tranqüilidade são: serenidade, sossego, equilíbrio.

Legal, não é? Mas como chegar a isso? Existe um remédio, mas como é que as pessoas vão encontrar essa tranqüilidade se estão sempre correndo de um lado para o outro?

Quando fico só para tomar um tempinho na presença de Deus, quando leio a Sua Palavra e a estudo, e quando sondo o meu coração e passo um tempo orando, sinto a paz que Ele prometeu. É um sentimento de paz e de tranqüilidade que só Deus pode dar. Esse remédio retira todo o estresse de espírito, alivia a perturbação mental e relaxa o corpo.

Nesta era de alta tecnologia, muita gente tem de tomar algum tipo de tranqüilizante para estar calma. Li recentemente sobre um homem que voltou para casa apressado do trabalho e disse para a esposa: “Nem acredito em tudo o que aconteceu hoje no escritório! Foi estressante demais. Foi tensão demais, eu não agüento! Dê-me um daqueles comprimidos para eu me acalmar”. Quando a esposa foi lhe dar o comprimido, o telefone tocou. Pediram-lhe que voltasse ao escritório porque um cliente muito importante ia fazer um pedido volumoso. Ele disse à esposa: “Onde estão aqueles comprimidos com anfetamina? Preciso tomar um logo!” As pessoas ora tomam “estimulantes”, ora “calmantes”.

As pressões são muitas, e algumas pessoas não têm a quem recorrer. O cristão, porém, tem! O cristão tem o seu momento de repouso, quando medita em Deus. Isso “baixa a febre” da correria desenfreada. Mas precisamos fazer a nossa parte e ficarmos sossegados com o Senhor. Seguem-se alguns versículos que demonstram essa realidade.

“Disse-lhes Moisés: ‘Esperem, e ouvirei o que o Senhor lhes dirá para fazer’” (Números 9:8*). Ele teve que fazer o povo primeiro sossegar para depois poder transmitir-lhes a mensagem do Senhor.

Em 1 Samuel 9:27, “o profeta Samuel disse ao rei Saul: ‘Diga ao seu empregado que vá na frente e você espere aqui um instante. Tenho um recado de Deus para você’!

Quando estamos aconselhando as pessoas e orando com elas, às vezes é muito difícil fazê-las sossegar o suficiente para ouvirem a Palavra de Deus. Um versículo maravilhoso sobre isso encontra-se em 1 Samuel 12:7, quando o profeta Samuel diz ao povo: “Fiquem agora onde estão, e pleitearei com vocês perante o Senhor”.

Em Jó 37:14, Deus diz: “Pare um instante e escute; pense nas coisas maravilhosas que Deus faz”.

Davi referiu-se a meditar e comungar com Deus à noite: “Examinem as suas próprias consciências sozinhos e quietos em seus quartos” (Salmo 4:4). E Deus diz: “Fiquem quietos, e saibam de uma vez por todas que Eu sou Deus” (Salmo 46:10).

Ah, se conseguíssemos ficar sossegados assim para buscarmos a presença de Deus e lermos a Sua Palavra! Só então Ele poderia aliviar nossa alma, desanuviar nossa mente e tirar-nos o estresse. Algumas pessoas acham que é uma perda de tempo parar para meditar, mas milhões de pessoas no decorrer da História entenderam que só na presença de Deus poderiam ter paz e tranqüilidade e subjugar toda a sensação de pressão.

A oração disponibiliza o poder de Deus, que pode retirar toda a tensão de sua vida. Pense um pouco. A Palavra diz que aqueles que acreditam descansam em Deus (Hebreus 4:3).

A Palavra de Deus diz também: “Assim, ainda fica para o povo de Deus um descanso” (Hebreus 4:9). Mas você não precisa esperar até chegar ao Céu para ter esse descanso! Pode tê-lo agora mesmo! Deus o abençoe e o ajude a encontrar perfeita paz na Sua presença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário